VEJA VÍDEO: Voto Eletrônico Impresso Auditável; Como Funciona

VEJA VÍDEO: Voto Eletrônico Impresso Auditável; Como Funciona

Os atos em apoio à implantação do chamado “voto eletrônico impresso auditável” ocorreram em diversas cidades do Brasil e reaqueceram o debate sobre o tema.

Na prática, o eleitor seguiria votando na urna eletrônica, mas poderia conferir o voto em uma espécie de comprovante físico.

VEJA VÍDEO (como funciona na prática):

A proposta de emenda à Constituição 135, de 2019, prevê que em eleições, plebiscitos e referendos, seja “obrigatória a expedição de cédulas físicas conferíveis pelo eleitor, a serem depositadas, de forma automática e sem contato manual, em urnas indevassáveis, para fins de auditoria”.

  • O eleitor seguiria votando na urna eletrônica. A diferença é que, após confirmar o voto, uma cédula com o nome do candidato seria impressa e depositada em um recipiente transparente e lacrado. Essa cédula ficaria visível ao eleitor e funcionaria como um comprovante do voto.
  • Sem contato manual com essa cédula impressa, o eleitor faria a conferência se o nome impresso é o do candidato no qual votou. Em caso positivo, ele confirmaria o voto pela segunda vez. Ao deixar a seção, o eleitor não levaria consigo a cédula impressa.
  • As cédulas impressas serviriam para auditar a eleição. Embora isso não esteja especificado na PEC, essa auditoria poderia ocorrer por amostragem, quando houver contestação.

Siga a nossa página do Facebook: https://www.facebook.com/acmnoticiasmg

Siga o nosso Instagram e fique por dentro das novidades: https://www.instagram.com/acmnoticias/

Por Aloísio Moreira

CATEGORIAS
TAGS
Compartilhar Esse

COMENTÁRIOS

Wordpress (0)
Disqus (0 )