A ditadura de Nicolás Maduro apoderou-se da sede do jornal venezuelano El Nacional

A ditadura de Nicolás Maduro apoderou-se da sede do jornal venezuelano El Nacional

Na sexta-feira 14, a justiça da Venezuela confiscou o prédio que servia como sede do jornal El Nacional.

A ação ocorreu na esteira da execução da sentença por dano moral em favor de Diosdado Cabello, que é membro da cúpula do regime bolivariano.

Em abril, o Tribunal Supremo de Justiça — órgão máximo da Justiça da Venezuela — condenou o jornal a pagar US$ 14 milhões de dólares a Cabello.

A decisão cita uma reportagem republicada pelo periódico sobre a suspeita de envolvimento do político com o narcotráfico.

  • Miguel Henrique Otero: “O regime de Maduro expropria o El Nacional para entregá-lo a Diosdado Cabello”

Miguel Henrique Otero, presidente do El Nacional

  • Os EUA rejeitaram o embargo do regime de Maduro ao jornal El Nacional: “Não é a apreensão de um edifício, é uma violação da liberdade de imprensa”

O regime de Nicolás Maduro apreendeu o prédio do jornal El Nacional na Venezuela na sexta-feira (14) .

A sede do prestigioso meio de comunicação, localizado na urbanização Los Cortijos, a leste da cidade de Caracas, foi ocupada por oficiais civis e militares que atendem às ordens da ditadura chavista.

A ação ocorreu no âmbito de uma denúncia do dirigente socialista Diosdado Cabello, por suposto “dano moral”.

Cabello atacou o jornal em 2015 depois que o El Nacional e outros jornais nacionais e internacionais replicaram reportagens da mídia espanhola que o vinculavam ao tráfico de drogas e ao chamado Cartel de los Soles. Os processos foram movidos contra os jornais ABC da Espanha, que originalmente faziam a pesquisa e publicação, e também o The Wall Street Journal dos Estados Unidos. Ambos os países rejeitaram as queixas, mas na Venezuela, por óbvios motivos ditatoriais e autoritários, eles prosperaram contra a mídia local que foi multada na época .

No entanto, para o regime isso não foi suficiente, mas eles encontraram uma oportunidade sinistra de tirar um de seus principais inimigos, a liberdade de expressão, do caminho.

Em 2018, o então membro da espúria Assembleia Nacional Constituinte Pedro Carreño relatou que um tribunal de Caracas decidiu a favor de Cabello e condenou o El Nacional a pagar 1.000.000.000 de bolívares a título de indenização .

Embora possa parecer absurdo, é uma realidade

Diosdado Cabello, um dos personagens mais infames não só do chavismo, mas de toda a história venezuelana, que se dedicou ao longo de sua carreira a desqualificar, insultar, perseguir, ofender e agredir quem se manifestar contra o regime socialista que representa , agora exigia ser indenizado por “danos morais” cometidos contra sua pessoa.

“Se você não pagar em dinheiro, temos que executar os bens para compensar os danos porque eu tenho moral”, disse Cabello ao presidente do El Nacional, Miguel Henrique Otero, durante seu programa semanal “Con el mazo doação”, que transmite na televisão estatal venezuelana (VTV) e desde onde, abusando do seu poder, ataca quem a critica.

“Diosdado é o homem que tem mais poder na Venezuela … Ele controla os tribunais, o aparelho Psuv, a repressão, a renda porque seu irmão controla os impostos e também, ele é o porta-voz porque ele tem um programa todas as quartas-feiras onde ele lança todas as linhas agressivas. Portanto, tem o poder. Maduro terá os ministros, os cubanos, as FARC e o ELN, mas o verdadeiro poder será de Diosdado Cabello. Essa é a realidade “, disse Otero em entrevista

Foi assim, como no passado mês de Abril, o Supremo Tribunal de Justiça (TSJ) que responde aos interesses de Nicolás Maduro, ordenou ao El Nacional que pagasse mais de 13 milhões de dólares a Cabello, caso contrário, o número dois do Chavismo poderia ordenar a execução forçada da decisão por meio de uma “medida de garantia” das instalações da mídia, ocorrida na última sexta-feira.

Para o jornalista e presidente do El Nacional, a mídia é mais “uma expropriação disfarçada” do que um embargo, que descreveu como “um processo ilegal que violou tudo o que é devido”.

E é que se for feita uma comparação com outros meios de comunicação que se fizeram no passado contra os meios de comunicação, como o caso emblemático da emissora Radio Caracas Televisión (RCTV), quando em 2007 o falecido ex-presidente Hugo Chávez ameaçou com o fechamento dizendo “não haverá nova concessão para aquele canal de televisão golpista … a medida já foi elaborada, então prepare-se, desligue o equipamento”. Na ocasião, foi realizada uma desapropriação e o estado assumiu o controle do sinal e das antenas do meio.

“É uma modalidade nova porque, por exemplo, quando fecharam a Rádio Caracas Televisión no início do governo Chávez, a expropriaram e fizeram uma emissora estatal. E aqui é desapropriar o jornal El Nacional para dá-lo a Diosdado Cabello para seu fruto pessoal “, denunciou Miguel H, Otero.

Com o fechamento da RCTV, o patrimônio da mídia permaneceu nas mãos dos proprietários, o que lhes permitiu continuar transmitindo por um tempo por meio de sinais de cabo, satélite e internet, até que Chavismo buscou novas desculpas para eliminá-los definitivamente das telas das redes.

Hoje a RCTV opera como uma produtora de conteúdo, mas não pode transmitir seu sinal aos lares venezuelanos.

No caso de jornais impressos como El Universal e Últimas Noticias , o Chavismo conseguiu pressionar seus donos até que forçaram a venda dos meios de comunicação para colocá-los nas mãos de novos “donos” que respondem aos interesses do regime, conseguindo mudar a linha editorial dos outrora críticos jornais do poder, para transformá-los em espaços de propaganda chavista.

O mesmo aconteceu no canal 24 horas de notícias Globovisión, que sob constantes ameaças e pressões da ditadura sobre seus ex-donos, que tiveram que vendê-la e fugir para o exílio, acabou caindo nas mãos de Chavismo, como é o caso de Raúl Gorrín, empresário sancionado pelo governo dos Estados Unidos, por ser acusado de cometer atos de corrupção e suborno.

Os pouquíssimos meios de comunicação privados que permanecem na Venezuela continuam a sobreviver sob a ameaça de sanções, multas e até mesmo os deixando fora do ar como foi feito com a RCTV, através da não renovação das concessões de uso do espectro radioelétrico que está sob o controle do Estado e que é administrado pela Comissão Nacional de Telecomunicações da Venezuela (Conatel), entidade com a qual Chavismo persegue e censura a liberdade de expressão.

O caso do El Nacional marca um novo marco nos procedimentos implementados pelo Chavismo para contrariar a liberdade de imprensa, o direito à informação e os meios de comunicação independentes no país, porque não se trata apenas do encerramento forçado de um jornal, mas sim do trata-se também da tomada à força de seus bens, para uso de representante particular da ditadura.

Este não é o primeiro ataque sofrido pelo El Nacional pelo regime socialista. Os jornais pararam após duas décadas de duros confrontos com os governos do falecido Hugo Chávez (1999-2013) e Nicolás Maduro , durante os quais dezenas de meios de comunicação desapareceram.

Em 2013, o jornal enfrentou sérios problemas , quando o regime criou uma empresa que monopoliza a importação e venda de papel de jornal.

Mais da metade dos 134 jornais que circulavam na Venezuela na época pararam de imprimir, segundo a ONG Espacio Público, defensora da liberdade de imprensa.

Os meios audiovisuais não ficaram alheios ao que o Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Imprensa (SNTP) chama de ” escalada ” contra a liberdade de expressão. Em 2017, 52 rádios e oito canais de televisão saíram do ar, incluindo a CNN em espanhol .

Buscando sobreviver, o El Nacional recebeu doações e empréstimos em papel do Grupo de Diarios de América , que inclui, entre outros, La Nación (Argentina), O Globo (Brasil) e El Mercurio (Chile).

El Nacional , que tinha 72 páginas em cinco seções e várias revistas, reduziu suas edições para 16 páginas e limitou sua circulação a cinco dias por semana . Economizando papel, a tiragem caiu para cerca de 5.000 cópias por dia, em comparação com as 250.000 registradas em 2014 nos fins de semana.

A última edição impressa do jornal El Nacional circulou na sexta-feira, 14 de abril de 2018 . A falta de papel, a pressão política e a devastação econômica tiraram da rua este referencial da imprensa venezuelana de 75 anos.

“Agora o jornal é um site. Eles cortaram nosso suprimento de papel há dois anos. E pudemos prolongar essa agonia por mais um ano porque nos deram alguns jornais. Mas em um momento paramos de imprimir e nos tornamos uma teia. Agora podemos fazer a web nas Filipinas. Jornal é uma coisa e site é outra ”, disse Miguel H. Otero.

“É uma coisa medieval. Ele (Cabello) diz que vai montar uma escola de jornalismo, que vai usar o jornal para fazer um jornal dele, que vai se chamar ‘Com o malho dando’ ”, continuou Otero.

Essa tem sido a desculpa mais repetida que o segundo chavismo tem levantado para se apropriar da sede do jornal, criar uma “universidade” onde se formam “jornalistas”. “El Nacional tem um edifício extraordinário para a sede de uma universidade. Assim que recebo a sentença, eles me dizem onde devo assinar a entrega do prédio da Universidade Internacional de Comunicação que nosso presidente Nicolás Maduro anunciou ”, disse Cabello.

Este último é um total absurdo, pois é evidente que uma “universidade” que serve para a “formação” dos ditos “jornalistas” por um regime que censura a crítica, persegue jornalistas independentes e expropria os meios de comunicação privados, em vez de uma “universidade de comunicação”estabelecerá um centro de ideologia e propaganda do socialismo do século XXI.

Siga a nossa página do Facebook: https://www.facebook.com/acmnoticiasmg

Siga o nosso Instagram e fique por dentro das novidades: https://www.instagram.com/acmnoticias/

Com informações Revista Oeste/ Infobae-Argentina

CATEGORIAS
TAGS
Compartilhar Esse

COMENTÁRIOS

Wordpress (0)
Disqus ( )